Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Alunos do 9º ano conhecem centro histórico de Natal

Promover a conscientização dos nossos alunos sobre o patrimônio histórico e cultural de Natal. Esse foi o objetivo da caminhada pelo sítio histórico da cidade, realizada na manhã do sábado (21). Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história de importantes pontos localizados no entorno do Colégio, como a praça André de Albuquerque, Igreja do Galo, Pinacoteca e o Instituto Histórico. A aula também incluiu as disciplinas de ciências e geografia, para agregar o estudo sobre fenômenos naturais, relevo, vegetação, urbanização e outros aspectos que puderam ser observados durante a aula de campo.

Segundo a professora de história Daianne Luz, os professores envolvidos no projeto tiveram a missão de fazer com que os estudantes tomassem ciência do valor patrimonial que a nossa cidade tem. “Uma aula como essa desperta neles o sentimento de conscientização de que eles fazem parte dessa sociedade e que eles tem que valorizar isso e passa para os filhos que vem no futuro que eles precisam preservar esse espaço”, afirma.

Para o aluno Felipe Camilo, a visita aos pontos históricos foi muito importante para agregar conhecimento. “Eu achei muito interessante, porque muitos conteúdos que a gente vê em sala de aula estão perto da gente mas normalmente não vamos até eles”, relata.

Os alunos que participaram da caminhada histórica também se depararam com a má conservação do patrimônio histórico. Após o passeio, a aluna Gabriela Gondim ressaltou as condições de alguns pontos visitados. “Os pontos mais importantes, como igrejas e praças, não estão sendo valorizados como deveriam ser devido a sua importância. O patrimônio histórico não deve ser esquecido e sim preservado, para que fique até as próximas gerações”, diz a aluna do 9º ano.