Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Seminário discute educação em tempos de diversidade

Favorecer a formação continuada dos educadores e fortalecer a prática pedagógica que tem como base educar evangelizando e evangelizar educando. Esse foi o objetivo do Seminário Regional Salesiano de Educação, promovido pelos Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte nos dias 26 e 27 de outubro. O evento, realizado na unidade Dom Bosco, trouxe palestrantes renomados nacionalmente para refletir e debater assuntos embasados na temática central do evento, “Educação em tempos de diversidade: tensões, desafios e propostas”. Cerca de 300 educadores de escolas da ANEC e de outras instituições da região Nordeste participaram do seminário.

 O ponto alto do evento foi a conferência magna de abertura, realizada na tarde do dia 26, com palestra do Reitor-mor dos Salesianos, P. Ángel Fernandez Artime, que falou sobre o perfil do educador salesiano de acordo com a mente de Dom Bosco. A abertura também contou com momento oracional foi conduzido pela equipe de Pastoral do Salesiano e apresentação dos grupos artísticos da unidade São José, Dom Bosco e Centro Educacional Dom Bosco (Gramoré).

Durante a palestra, o Reitor-mor reafirmou a importância de manter o carisma de Dom Bosco nas casas salesianas. “Temos que acreditar que o estilo educativo de Dom Bosco é de máxima atualidade para a sociedade brasileira. É fundamental que sigamos educando, preparando academicamente e intelectualmente, mas principalmente, que sigamos preparando para a vida e dando ferramentas aos nossos educandos para que eles possam construir seu próprio projeto de vida”, afirmou P. Ángel.

Em seguida, a programação do Seminário continuou com a participação do palestrante Júlio César Luchmann, que abordou a temática “Disciplina ou indisciplina? Uma perspectiva emocional”.

No segundo dia de evento, duas palestras trabalharam a motivação dos educadores. Primeiro, o palestrante Léo Fraiman falou sobre automotivação e entusiasmo para ensinar. Depois, o conferencista comportamental Paulo Roberto Lima tratou sobre “Meu projeto de vida”. A palestra do segundo convidado abordou as perspectivas sociais, emocionais, financeiras, pessoais e físicas do bem-estar. Os participantes, ao final da explanação, foram motivados a elaborarem os seus próprios projetos de vida.

Direito Educacional e Bilinguismo também foram temas tratados durante o Seminário Regional Salesiano de Educação através das palestras das especialistas Vanessa de Castro e Virgínia Garcia. Para encerrar a programação, a convidada Ana Canosa promoveu um bate-papo sobre sexualidade e sobre o que os educadores precisam saber para orientar os seus alunos.