Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Uso de teodolito na aula prática de matemática

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram uma aula de matemática singular, lúdica e divertida. Com o auxílio de um teodolito caseiro, a professora Elke Rebouças despertou o interesse dos alunos para potencializar o aprendizado do conteúdo trabalhado em sala de aula. O intuito era, inicialmente, a medição da altura das mais variadas coisas que compõem a estrutura da escola, mas o resultado foi além: os alunos ficaram entusiasmados em aplicar os conceitos aprendidos na prática e puderam perceber a presença da matemática na composição de tudo que os rodeia. “A matemática pode ser mais prática, palpável, do que parece no imaginário estudantil. Demonstrando uma situação real, a lógica das questões, de suas resoluções, o desenvolvimento dos cálculos é mais fácil”, relatou o grupo dos alunos Salatiel, Lucas Leão e Caio César após a experiência.

“O trabalho por meio do teodolito nos ajudou a compreender melhor o assunto de trigonometria. Uma experiência muito boa e rica em aprendizado”, afirmou o aluno Gregório Magno, da 1ª série.

O teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir com precisão ângulos horizontais e verticais, comumente utilizado por engenheiros, topógrafos e antigos navegadores, para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais em redes de triangulações, a fim de determinar distâncias inacessíveis. No que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, ele torna-se uma ótima ferramenta para trabalhar os conhecimentos da trigonometria, tornando o aprendizado mais prático, dinâmico e significativo aos alunos.