Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Salesiano

SALESIANO SÃO JOSÉ

(84) 3211 4220

Estreia 2018

 

São muitas e importantes as mensagens que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, deseja veicular com a Estreia para 2018 sobre o tema: “‘Senhor, dai-me desta água’. Cultivemos a arte de ouvir e acompanhar”. Abaixo, dez pontos para compreender melhor o significado do pôster:

·       Muitos os sedentos, copos e vidas vazias e cansadas, em busca de sentido. Tanta a terra boa e com boa semente à espera de se ‘despertar’ da inexaurível fonte da Vida que brota de Jesus.

·       Dom Bosco: pleno da água viva de Jesus e “reservatório” que doa água a todos, sobretudo aos jovens, para que tenham vida, força e esperança.

·       A mulher samaritana: estrangeira, rejeitada, confusa, atormentada… Seu encontro com Jesus muda tudo.

·       Jesus, fonte de Água Viva.

·       Maria Auxiliadora, sempre atenta, adverte maternalmente: Fazei o que Jesus vos disser.

·       Do lado e do coração de Jesus brota a Água do Amor inexaurível. O encontro com a Samaritana deu-se na mesma hora sexta, hora em que Jesus morreria na cruz e do seu lado perfurado sairia sangue e água.

·       Cabe aos adultos colaborar, acompanhar, cultivar.

·       Água que dessedenta, irriga; faz germinar as sementes; vivifica e muda o deserto em jardim.

·       O Espírito de Deus opera; e doa força de vontade.

·       Diversas idades, diferentes experiências, diferentes raças, línguas e culturas, mas idêntica a humanidade, a sede, a intensa alegria ao receber Jesus Água-Viva.

Os artistas do pôster

O autor do pôster é o conhecido desenhista espanhol Patxi Velasco Fano, que assina seus trabalhos simplesmente com “Fano”, sobrenome da mãe, que de nome se chama “Fe” (que em espanhol significa “Fé”). Casado, pai de três filhos, ensina na escola elementar Nossa Sra. do Ó, de Málaga, inserida num contexto de marginalização e pobreza, mas cheia de vida, alegria e esperança.

Do desenho global do pôster participaram também o desenhista Mauro Borgatello e a Equipe de Comunicação da Inspetoria da Itália Meridional (IME Comunicação).