A sala de aula deu lugar a um Tribunal durante atividade interdisciplinar de língua portuguesa, química e filosofia. Os alunos incorporaram papeis de advogados e juízes para estudar os filósofos. O Júri Simulado foi realizado com as turmas de 2ª série para aprimorar a retórica, argumentação e estimular a pesquisa do conteúdo estudado em sala de aula.
O júri simulado é uma ótima estratégia de ensino para debater assuntos polêmicos ou que, perceptivelmente, divide opiniões. Isso porque permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga o senso crítico, a participação e a reflexão.
Os alunos foram divididos em grupos de debatedores – cada um representando um – e equipes de três componentes responsáveis pelo veredicto. Cada equipe, após pesquisa prévia, defendeu as teorias dos filósofos com argumentos convincentes. Após a exposição dos debatedores, o grupo da mesa estimulou o debate com réplicas e tréplicas.