No período de 21 a 25 de maio de 2024, o Colégio Salesiano São José (RN) promoveu, com as famílias dos educandos, um momento de diálogo e reflexão sobre as atividades realizadas no ambiente escolar durante o primeiro trimestre. Nessa ocasião, as famílias participaram de um movimento exploratório sensorial a partir das percepções de aprendizagens individuais, que ocorrem na coletividade e no processo de desenvolvimento de crianças pequenas, seja emocional, cognitivo ou comportamental, visto que a infância é um tempo para socializar, formar identidade e se perceber como sujeito em construção.
Com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, as famílias puderam interagir com a proposta pedagógica salesiana, conhecendo conceitos balizadores que norteiam o fazer pedagógico cotidiano, considerando os campos de aprendizagem da BNCC e expondo os pontos de vista sobre eles. Dessa forma, os familiares vivenciaram como acontecem as aprendizagens das crianças pelas quais são responsáveis e conheceram elementos importantes para que elas aconteçam: estimular a autonomia, permitir a frustração, validar emoções, conquistas e descobertas, possibilitar a interação com os outros e com o ambiente, reconhecer a necessidade de desafios, de rotina e de afetividade e compreender a diversidade do espaço coletivo da sala de aula. Além disso, foi possível participar de atividades já realizadas em sala com as crianças, a fim de que compreendessem a intencionalidade de cada uma.
Avaliando esse momento, observou-se que os diálogos coletivos contribuem para a discussão sobre desafios e preocupações, permitindo que a escola e os pais e/ou responsáveis trabalhem juntos na resolução de problemas. Isso contribui, ainda, para a criação de soluções mais eficazes e uma abordagem colaborativa, oferecendo uma oportunidade para os pais apresentarem retornos construtivos sobre as práticas da escola, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade educacional.
Além do fortalecimento da interação escola-família, percebeu-se a compreensão dos seguintes pontos: a necessidade de apoio ao aprendizado em casa, por meio da construção de um ambiente familiar que reforça o que é ensinado na escola; o desenvolvimento integral das crianças; o aumento da motivação e do desempenho dos estudantes; e a criação de uma comunidade escolar coesa, com transparência e confiança.
Assim, após a realização do café pedagógico, ratifica-se que a colaboração ativa entre escola e família é um pilar essencial ao desenvolvimento pleno dos estudantes. Com essa proposta, portanto, os pais compreenderam as práticas realizadas em sala de aula como elemento fundamental para o sucesso educacional das crianças, por meio de dinâmicas e iniciativas que contribuíram para uma educação integrada, coesa e eficaz, em benefício de toda a comunidade escolar.
Por Aline Fonseca, Coordenadora Pedagógica