Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Educação Infantil e Fundamental I participam de Semana Literária

Em alusão ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, as turmas da Educação Infantil ao 4º ano participaram de uma programação muito especial entre os dias 22 e 26. A Semana Literária incentivou práticas culturais baseadas em livros infantis. Atividades como contações de história, encenações, jogos, doações de livros, oficinas, sessões de cinema e bate-papo com autores foram realizadas com os alunos como forma de incentivo à leitura e à escrita.

A programação da Semana Literária envolveu as turmas a partir do Nível III. A Educação Infantil participou de contações de histórias e oficinas de artesanato relacionadas a livros como “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, “Um curumim, uma canoa”, de Yaguarê Yamã e “As bonecas da vó Maria”, de Mel Duarte. Após a leitura das obras, as crianças colocaram a mão na massa para criar canoas de argila e bonecas Abayomi, por exemplo.

As turmas do 1º ano tiveram a oportunidade de dialogar com o autor Manoel Cavalcante, criador do livro “Dorinha, a pequena gigante”. Em um momento na biblioteca, as crianças interagiram e tiraram dúvidas sobre o processo de produção do paradidático. Já o 2º ano recebeu a autora Anna Ligya Bezerra, do livro “O país das emoções”, um dos paradidáticos adotados para a série neste ano letivo. Após o bate-papo, Manoel e Anna Lígya autografaram os exemplares dos alunos. Para aprofundar e compartilhar os conhecimentos sobre as duas obras, os alunos também apresentaram a história para os colegas de outras turmas de forma lúdica, por meio de encenações e jogos de perguntas e respostas.

Os 3ºs e 4ºs anos também compartilharam seus aprendizados sobre os livros que estão sendo trabalhados em sala de aula. Com uma encenação e uma dinâmica de produção de cartinhas baseadas na obra “A Caligrafia de Dona Sofia”, os alunos do 3º ano estimularam os alunos das outras turmas a escreverem bilhetes para os outros colegas da escola. Já o 4º ano produziu e apresentou releituras dos monumentos históricos da nossa cidade, após leitura do paradidático “Natal, como eu te amo”.

Além das atividades e dinâmicas realizadas, durante a semana os alunos participaram de sessões de cineminha promovidas pela Biblioteca. Cada turma teve a oportunidade de assistir filmes inspirados em obras clássicas, como “Alice no país das maravilhas”, “O Pequeno Príncipe”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Extraordinário”, entre outros títulos. Foi uma semana rica em aprendizado e diversão.

Confira todas as fotos clicando aqui!