Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Educandos participam de roteiro pedagógico na NASA

Nossos educandos viveram a realização de um sonho: uma viagem pedagógica à NASA, nos Estados Unidos. Os alunos do Colégio Salesiano São José e Salesiano Dom Bosco embarcaram, na primeira quinzena de setembro, para conhecer o centro de lançamento de veículos espaciais, o Kennedy Space Center, na Flórida. Eles participaram de palestras, conheceram simuladores, foguetes e ônibus espaciais, além de terem realizado desafios com astronautas, engenheiros e cientistas da NASA.

O estudante Pietro Freire, de 15 anos, embarcou para os Estados Unidos levando na bagagem muita expectativa e curiosidades. “Há uns dois, três anos, ele começou a se interessar por astronomia, recebeu a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia, no ano passado. Então, essa viagem vai ser uma grande experiência que vai somar na vida dele”, explicou a mãe, a professora Juliana Freire.

O diretor do Salesiano, padre Ilmário Pinheiro, destacou o pioneirismo da escola. “O Salesiano, sempre pensando em proporcionar experiências de ensino e aprendizagem inovadoras, dá a largada neste projeto. Fomos pioneiros nessa visita. A nossa adesão se deu, sobretudo, pela robustez pedagógica da proposta. Além da NASA, há outros pontos de visita previstos em Orlando, sempre numa perspectiva de aprendizado, agregando muito conhecimento aos nossos alunos”, relatou.

A viagem teve duração de 10 dias, com alunos do ensino médio do Salesiano. A ideia surgiu ainda em 2018, após uma visita técnica da agência Mandacaru. “É a primeira escola do Nordeste a realizar uma aula de campo no complexo da NASA. Os alunos terão conhecimentos aperfeiçoados em tecnologia, história, geografia, física, química e inglês. É uma programação multidisciplinar”, explicou o Diretor Comercial da agência Mandacaru, Leonardo Sá.

Uma das atrações mais esperadas foi a visita às instalações de lançamento da Apollo 11, datada de 1969 e ainda ao galpão do Saturn V, o foguete que levou o homem à lua. Na cápsula espacial (Gateway:The Deep Space Launch Complex), os alunos entenderam como é a vida de um astronauta em missão, incluindo as curiosidades sobre a dormida e as refeições. Astronautas veteranos da NASA acompanharam os jovens na missão pedagógica.

O roteiro incluiu outras atividades, como visita ao aquário “Sea Life” para estudar a vida marinha e ecologia, ida ao museu de cera e à Basílica Santuário Nacional de Maria, uma partida de futebol do Orlando City, entre outras atividades de imersão cultural e pedagógica, envolvendo também os complexos da Disney e da Universal.