Esta aplicação dos conceitos matemáticos com ferramentas da robótica teve como tema gerador o Nobel da medicina de 2014. Os ganhadores do Nobel descobriram que as células formam um sistema de posicionamento hexagonal no cérebro humano, uma espécie de “GPS” interno, registrando as coordenadas posicionais. Durante a aula os alunos da 1ª série do ensino médio tiveram que reconhecer a formação do hexágono regular dentro do cérebro representado. Em seguida, utilizaram o robô “segue a linha” como representação do movimento de transferência de uma “informação neural”, na qual realizou-se medidas de ângulo e deslocamento. Com esses dados, os alunos realizaram uma série de cálculos acerca dos conceitos de perímetro, área, lado e apótema do hexágono regular, além de estabelecer as relações métricas com o triângulo equilátero.
A aula teve como objetivo possibilitar o desenvolvimento do raciocínio dos alunos referente as relações métricas das figuras planas, bem como interpretar e compreender textos científicos que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e suas possíveis conversões.