Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Oficina “Como o cérebro aprende” orienta alunos na rotina de estudos

Uma maneira eficiente para dinamizar o aprendizado é entender o funcionamento cerebral na aquisição, retenção e evocação dos conteúdos. Para reforçar a rotina de estudos, os alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio, do Colégio Salesiano Dom Bosco, participaram da Oficina “Como o cérebro aprende”, promovida na tarde desta sexta-feira, 26, pelo Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico.

A partir da identificação das necessidades e interesses das turmas, a equipe da escola desenvolve momentos de aprendizados para unir teoria e prática. Na oficina realizada, a psicopedagoga Roberta Carneiro tratou sobre os tipos de memórias e como os alunos podem melhorar as estratégias de estudos.

“Verificamos essa necessidade junto aos nossos alunos e resolvemos reforçar os métodos de aprendizagem e retomada dos conteúdos para promover o complexo processo de aprendizagem. São necessárias estratégias de autogerenciamento, planejamento e autoconhecimento nessa jornada. Estamos aqui para apoiá-los”, explicou a psicopedagoga Roberta Carneiro.

Os tipos de memória são de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual. “Essas oficinas funcionam como suporte para que de forma autônoma e com propriedade o aluno potencialize suas habilidades”, finalizou.