Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Salesianos do RN promovem palestra sobre malefícios do cigarro eletrônico

Os Colégios Salesianos São José e Dom Bosco promoveram, na última terça-feira, 25,  uma palestra sobre “O uso do cigarro eletrônico e seus malefícios”, no Hotel Majestic, em Natal. Para o momento de diálogo com os pais, alunos e colaboradores, foram convidados o Juiz da Vara da Infância e Juventude, José Dantas Paiva, a psicóloga Cristina Hahn e a médica pneumologista Suziane Pinto.

Atuando no campo da prevenção, o Salesiano definiu o tema para atuação junto à comunidade educacional. A designer de interiores Hérika Diniz, mãe de duas estudantes do Salesiano, de 15 e 11 anos, parabenizou a iniciativa. “A gente tem que ter um olhar muito atento. Tema atual, importantíssimo para as famílias em parceria com a escola e toda sociedade. Dessa forma, podemos contribuir para a formação de jovens mais conscientes e saudáveis”, finalizou.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que vaporizam líquidos com sabor e nicotina, criando uma fumaça artificial que é inalada pelo usuário. Os jovens são particularmente vulneráveis ao uso de cigarros eletrônicos, pois muitos deles são atraídos pelos sabores doces e frutados dos líquidos de vaporização.

Segundo pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, a nicotina presente nos dispositivos pode causar dependência e afetar o desenvolvimento cerebral dos jovens. Além disso, a vaporização está associada a problemas respiratórios e cardiovasculares, bem como irritação na garganta e nos olhos.