Análise combinatória, equações de 2º grau, probabilidade… Esses foram apenas alguns dos conteúdos que puderam ser estudados a partir de uma experiência incrível com robôs. Durante a aula de matemática com robótica, os alunos da 2ª série tiveram que calcular a quantidade de combinações da senha de um cofre com diferentes níveis de dificuldades.
O desafio lançado para os alunos foi contextualizado com o enredo do seriado “La Casa de Papel”, sucesso no Netflix. Os grupo s puderam desenvolver a capacidade de dedução e de raciocínio lógico, além de relacionarem a matemática com situações práticas.
A metodologia da aula englobou a explicação teórica do professor de Matemática, apresentação do conteúdo de robótica como instrumento de ensino na aula interdisciplinar e explicação sobre o funcionamento do cofre. Para o professor Francisco, um dos responsáveis por conduzir a dinâmica, “a aula de matemática se tornou mais interessante, agregamos a teoria do conteúdo de análise combinatória a prática com a aplicação de uma problematização com a robótica. Uma aula muito participativa e fugindo da rotina de conteúdo e exercícios, onde os alunos perceberam a aplicação do conteúdo no seu dia a dia.”, afirmou.