Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Robótica na aula de matemática da 2ª série

Análise combinatória, equações de 2º grau, probabilidade… Esses foram apenas alguns dos conteúdos que puderam ser estudados a partir de uma experiência incrível com robôs. Durante a aula de matemática com robótica, os alunos da 2ª série tiveram que calcular a quantidade de combinações da senha de um cofre com diferentes níveis de dificuldades.

O desafio lançado para os alunos foi contextualizado com o enredo do seriado “La Casa de Papel”, sucesso no Netflix. Os grupo s puderam desenvolver a capacidade de dedução e de raciocínio lógico, além de relacionarem a matemática com situações práticas.

A metodologia da aula englobou a explicação teórica do professor de Matemática, apresentação do conteúdo de robótica como instrumento de ensino na aula interdisciplinar e explicação sobre o funcionamento do cofre. Para o professor Francisco, um dos responsáveis por conduzir a dinâmica, “a aula de matemática se tornou mais interessante, agregamos a teoria do conteúdo de análise combinatória a prática com a aplicação de uma problematização com a robótica. Uma aula muito participativa e fugindo da rotina de conteúdo e exercícios, onde os alunos perceberam a aplicação do conteúdo no seu dia a dia.”, afirmou.