Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

9º ano estuda equações de 2º grau através de game

Criatividade, motivação e autonomia. Pontos importantes, para alunos e professores, quando o assunto é aprendizagem. Para estimular e potencializar o estudo do conteúdo de matemática, foi proposta ao 9º ano uma atividade diferente gamificada. Como desafio, os alunos deveriam construir questões envolvendo equações do 2º grau e no nível de dificuldade indicado pelos professores. Todas as questões desenvolvidas pelas turmas foram respondidas pelas equipes participantes e classificadas de acordo com a proposta do desafio que eles tinham que cumprir.

Elementos de jogo como missões, avatares e badges foram combinados para que a dinâmica dentro da aula fosse mais engajadora e divertida. Alunos e professores trabalharam de maneira colaborativa e significativa.

“A forma colaborativa de se trabalhar as equações do segundo grau foi o ponto alto do projeto. Os alunos puderam aprender e ensinar entre eles, além de despertar o lado criativo na elaboração das questões. Foi possível perceber o total interesse entre eles, as estratégias feitas, a motivação e o empenho foram pontos de destaque no decorrer da atividade”, afirmou Thiago Medeiros, professor de matemática.

Para Yasmin Oliveira, aluna do 9º B, “participar desta atividade foi muito legal, pois é uma maneira bem dinâmica e divertida de aprender, e formar grupo com outras pessoas que não havíamos trabalhado antes, gostei bastante.”

Laila Souza, do 9º D também aprovou a atividade. Segundo a aluna, “A aula proporcionou uma melhor aprendizagem do conteúdo e transformou algo metódico em algo dinâmico”.