Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

33ª edição do Nordestão Salesiano é realizada com sucesso em Natal

Sob o tema “No esporte, somos todos irmãos”, a 33ª edição do Nordestão Salesiano aconteceu em Natal, entre os dias 25 e 29 de junho. A competição estudantil da Rede Salesiana do Nordeste, reuniu cerca de 1.200 alunos/atletas. Com muita alegria, o evento contou com uma grandiosa festa de abertura que contou com a participação das delegações, familiares, educadores e diretores das casas participantes, incluindo a presença do inspetor salesiano do Nordeste, Padre Nivaldo Pessinatti.

Além dos colégios do Rio Grande do Norte, participam do Nordestão as escolas Salesianas da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e de Amazonas, como convidada da região Norte do país. De acordo com o diretor da Rede Salesiana no RN, Padre Robson Barros, os jogos são um momento de confraternização e integração para os jovens, pais e professores da rede de ensino católica.

“O grande objetivo do Nordestão Salesiano é proporcionar aos jovens um momento de confraternização, por meio da pedagogia salesiana, que se inserem no esporte em um processo socioeducativo, além de ser um instrumento de confraternização entre os alunos/atletas, assim como os pais e os professores. Por isso, é um momento de confraternização entre irmãos na alegria Salesiana”, destacou Pe. Robson.

Além da ampla programação esportiva, o Nordestão também reserva momentos de espiritualidade entre os participantes. A Missa do Atleta foi realizada em três locais, englobando todas as delegações, com o objetivo de celebrar a fé entre os esportistas. Tais momentos também foram realizados antes dos inícios das atividades esportivas, com a pastoral conduzindo os “bons-dias”, tradição na educação salesiana.

Programação esportiva

A programação esportiva do Nordestão Salesiano aconteceu da terça-feira (26) à sexta-feira (29) com as seguintes modalidades sendo disputadas: basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, vôlei, xadrez, vôlei de praia, futebol digital, tênis de mesa e maratona do conhecimento.

De acordo com Kelly Rodrigues, Gestora de Esportes do Salesiano do RN, a competição é instrumento de formação educacional, social e religiosa tanto para os alunos quanto para as famílias.

“O Nordestão Salesiano é uma promoção da Inspetoria Salesiana do Nordeste, que consiste numa confraternização geral com alunos e educadores dos Salesianos e Das Filhas de Maria Auxiliadora do Nordeste, que através do esporte e outras atividades culturais, sociais e religiosas, vivenciam o espírito de família que caracteriza o estilo Salesiano de educar. Proporcionando, assim, o desenvolvimento de suas potencialidades e na formação geral, como um cidadão crítico e participativo, trabalhando os verdadeiros valores do esporte, para a vida”, contou.

O evento teve o apoio do Internacional School, RoboEduc, Uninassau, Livraria Leitura, Abrace – Projeto “Escola sem Bullying”, Árvore de Livros, Cantina São José, Cantina’s Dom Bosco, Fácil Comunicação, Mais Vídeo e Arituba Turismo.