Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

6º ano participa de atividade interdisciplinar sobre o sistema solar

Para complementar os estudos sobre planetas que compõem o sistema solar, o 6º ano participou de uma atividade interdisciplinar na sala maker. A atividade abrangeu as disciplinas de ciências, língua portuguesa, artes e inglês, além de contar com o uso de ferramentas tecnológicas como QR Code, programação, objetos de identificação de materiais alternativos para a criação dos planetas.

Divididos em grupos, os alunos receberam um QR Code que, quando aberto, mostrou uma palavra ou frase em inglês, que era o enigma inicial. A partir deste primeiro desafio, os alunos procuraram um objeto na sala que melhor representasse o seu enigma inicial.

Juntamente ao objeto, dois dos alunos escreveram uma frase e passaram para o grupo, utilizando o tabuleiro no chão (programação). O grupo escreveu a frase e determinou o sujeito, se havia verbo (ação ou de ligação), substantivo, adjetivo. Se eles acertassem, recebiam um QR Code para a dica final, que mostrava o trecho do poema, e o aluno completaria a frase com o nome do planeta. No final da aula, o poema foi montado na ordem dos planetas do sistema solar. Cada grupo também confeccionou o seu planeta utilizando bolas de isopor e tintas.