Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

Projeto discute impactos das redes sociais no relacionamento familiar

A tecnologia vem mudando a forma como as pessoas se relacionam. Com o advento dos smartphones, as distâncias foram relativizadas. É cada vez mais fácil e rápido mantermos contato com quem está longe, mas o uso desenfreado das redes sociais também tem causado o distanciamento de pessoas da mesma família. Lidar com uma situação tão comum, delicada e atual requer esforço e atenção, é um verdadeiro desafio. Como fazer para manter os laços, a união familiar, quando pais e filhos se voltam, grande parte do tempo, para as redes sociais? Como manter viva a organização familiar, a comunicação interpessoal e os hábitos rotineiros que fortalecem os vínculos e a afetividade?

Para discutir essas e outras questões, pais e especialistas da área jurídica e da psicologia estiveram juntos na noite desta quarta-feira (30), no auditório do Millennium. Essa edição do projeto Escola Espaço para Pais, idealizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), trouxe o tema #Afetividade: novos desafios. O encontro promoveu uma reflexão sobre os riscos presentes na internet e o papel da afetividade na educação dos filhos, na conscientização quanto ao uso saudável das tecnologias. Iniciando a programação, o advogado convidado João Carlos Rocha falou sobre a legislação referente às mídias sociais e alertou os pais sobre os perigos das redes.

“Nós vivemos em uma sociedade cada vez mais exposta às tecnologias. Uma das coisas mais prejudiciais é que cada vez mais crianças estão expondo sua intimidade para um grupo maior de pessoas, provocando consequentemente possíveis violações às suas honras, às suas vidas e isso gera problemas relativos às questões psicológicas”, afirmou. “Quando a gente pensa em internet, pensamos que é um local de exposição pública. Nós, de uma maneira ou de outra, terminamos ensinando e às vezes negligenciando, a utilização desses mecanismos principalmente por crianças”, alertou o advogado João Carlos.

Em seguida, a psicóloga Samantha Marinho falou sobre as questões relativas à afetividade na era digital, promovendo uma reflexão sobre as dificuldades e como contorná-las a partir da valorização da convivência e do diálogo familiar. “Mais vale um grama de contato do que uma tonelada de energia”, disse. “Nossos jovens hoje têm a liberdade como um novo valor aliado à posse de si mesmo. Quando não há limite ou autoridade o resultado é uma ausência de fronteiras e incapacidade de contenção”, afirmou a psicóloga do Salesiano.

Após as palestras, foi aberto um momento de interação com o público. Os pais e responsáveis presentes no evento tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes e tirar dúvidas a respeito do tema tratado.