Os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram uma aula de matemática singular, lúdica e divertida. Com o auxílio de um teodolito caseiro, a professora Elke Rebouças despertou o interesse dos alunos para potencializar o aprendizado do conteúdo trabalhado em sala de aula. O intuito era, inicialmente, a medição da altura das mais variadas coisas que compõem a estrutura da escola, mas o resultado foi além: os alunos ficaram entusiasmados em aplicar os conceitos aprendidos na prática e puderam perceber a presença da matemática na composição de tudo que os rodeia. “A matemática pode ser mais prática, palpável, do que parece no imaginário estudantil. Demonstrando uma situação real, a lógica das questões, de suas resoluções, o desenvolvimento dos cálculos é mais fácil”, relatou o grupo dos alunos Salatiel, Lucas Leão e Caio César após a experiência.
“O trabalho por meio do teodolito nos ajudou a compreender melhor o assunto de trigonometria. Uma experiência muito boa e rica em aprendizado”, afirmou o aluno Gregório Magno, da 1ª série.
O teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir com precisão ângulos horizontais e verticais, comumente utilizado por engenheiros, topógrafos e antigos navegadores, para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais em redes de triangulações, a fim de determinar distâncias inacessíveis. No que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, ele torna-se uma ótima ferramenta para trabalhar os conhecimentos da trigonometria, tornando o aprendizado mais prático, dinâmico e significativo aos alunos.