Uma história permeada pelo legado visionário de Dom Bosco, o idealizador da Rede Salesiana no mundo, com o objetivo de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Assim pode ser definida a trajetória do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim, que celebra 15 anos em 2024. E para iniciar as comemorações, a instituição realizou nesta segunda-feira (5) um evento que teve como ápice a palestra do padre Fábio de Melo, no Teatro Riachuelo, em Natal.
Alunos, pais e colaboradores da instituição puderam participar do evento, também aberto ao público externo. A programação comemorativa iniciou com a acolhida aos presentes feita pela banda da escola. Em seguida, houve o tradicional ‘momento oracional’ da Rede Salesiana e, logo após, os participantes puderam assistir ao lançamento do vídeo sobre a história dos 15 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco.
As boas-vindas à comunidade escolar foram dadas pelo diretor-geral dos Colégios Salesiano no Rio Grande do Norte, padre Ilmário Pinheiro, que agradeceu a presença de todos e confiança depositada na escola ao longo desses anos. Logo em seguida, o padre José Mauro, idealizador e diretor do Salesiano Dom Bosco na época da fundação falou sobre a concepção da escola.
Para lembrar a educação idealizada por Dom Bosco, inspirada no teatro, brincadeira e nas mais diversas manifestações de arte, a instituição apresentou o musical “Dom Sonhador”, estrelado por alunos e colaboradores.
Durante o evento foram homenageados 18 colaboradores que estão na escola desde a fundação, em 2009, além de três ex-alunos que representaram os primeiros estudantes matriculados no colégio e a aluna Manuela Revorêndo, que completou 15 anos exatamente na noite do evento e ganhou os parabéns junto com os 15 anos do Salesiano Dom Bosco, com direito a bolo no palco do teatro.
O público cantou e se emocionou com o momento mais esperado da noite, a palestra “Fé, Amor e Devoção”, ministrada pelo padre Fábio de Melo. Com suas reflexões que inspiram comunidades escolar e religiosa, padre Fábio chamou atenção para o uso desenfreado das novas tecnologias por crianças e jovens. “O mundo está cada vez mais tecnológico, é tão difícil o que estamos vivendo que não sabemos o que está por vir”, alertou.
A plateia ouviu atentamente as observações de padre Fábio em relação à educação. “Confiar um filho a uma rede ensino é um dos maiores riscos que podemos ter hoje em dia. E sei que o maior desafio hoje do Salesiano é devolver os filhos melhor do que quando chegaram”, disse.
Padre Fábio destacou que o “ofício do conhecimento exige uma postura que hoje em dia não estamos encontrando como foco e concentração. Nós somos a única espécie capaz de se debruçar sobre uma questão e encontrar soluções ou propor mudanças, mas não estamos alertas para os perigos do que estamos escolhendo viver como ansiedade, depressão e comportamento repetitivo”.
Para encerrar a palestra, padre Fábio de Melo disse que a educação é uma das decisões que os pais não podem fazer sozinhos em relação aos filhos. “Você vai ter que analisar onde seu filho vai receber influência porque tudo que é humano precisa ser educado, se não o processo do vir-a-ser não acontece”, concluiu enfatizando a importância da leitura para a construção acadêmica de crianças e adolescentes.
A noite comemorativa foi encerrada com o padre Fábio de Melo cantando a música Tudo é do Pai, acompanhado pela banda da escola e público que se emocionou com a surpresa.